Caracterização

Como nasceu o Jardim-Escola: O Jardim-Escola João de Deus de Penafiel é um projeto de 1985, do arquiteto Siza Vieira construído através de um modelo que visa corresponder às necessidades das crianças. O terreno com uma área de 4.200m2, foi doado pela Câmara Municipal no ano de 1984, o qual foi destinado ao ensino.
A obra foi concluída em outubro de 1990, entrando em funcionamento no ano letivo 1990/1991, com a frequência de cerca de 60 crianças do ensino Pré-Escolar, a sua inauguração foi a 8 de março de 1991. No ano letivo de 2017/2018 frequentam o Jardim-Escola 128 crianças.

Caraterização do Edifício Escolar
O edifício do Jardim-Escola é constituído por 5 salas de aula; um salão polivalente; um dormitório; uma sala de computadores; uma cantina; uma cozinha e uma copa; uma dispensa; uma lavandaria; quatro casas de banho; um pequeno gabinete; tem um espaço exterior com uma área coberta e outra descoberta, assim como um parque infantil devidamente equipado.